setembro 01, 2011

Abrir um negócio sem sair do emprego


Ser empreendedor requer ousadia, mas também precisa de muita cautela. É necessário definir o ramo de atividade, entender dele, de administração e gestão e ainda ter uma boa estratégia, que seja embasada por uma pesquisa prévia de mercado.

Verifique se você tem as características básicas de um empreendedor, ou seja, se está aberto a correr riscos e administrá-los. Também é necessário ter muita pró-atividade, liderança e saber se comunicar bem. Mas nada disso vai adiantar se você não conseguir ser bem organizado e aplicar efetivamente seus conhecimentos de forma coordenada, para que consiga, não só no primeiro momento, identificar as oportunidades que surgirem pelo caminho.

Como em quase tudo na vida, é fundamental ter em mãos um bom planejamento, bem profissional. Para isso, vale pensar bem em quem serão seus clientes potenciais, do que eles gostam, ondem podem ser acessados e o que os leva a adquirir esses produtos ou serviços, em que quantidade e de quanto em quanto tempo. Não se esqueça de checar também quem serão seus concorrentes e que força eles têm no mercado, para saber se vai poder enfrentá-los.

Para elaborar seu plano de negócios, responda:

-- Qual será o ramo de atividade e por que motivo ele foi escolhido?

-- Quem será o seu cliente-alvo?

-- Em que mercado você vai atuar (local, faixa de renda, concorrência)?

-- Qual deve ser o ponto escolhido e por que o escolheu? O local é próprio ou vai ser alugado?

-- Quais vão ser os insumos básicos de seu negócio e quanto eles devem representar de despesas?

-- Qual será o seu mix de produtos e/ou serviços?

-- Quais serão os diferenciais de seu negócio?

-- Você vai abrir uma micro / pequena empresa, uma firma individual ou sociedade? (Nesse quesito, sempre é bom ouvir um advogado especializado.)

-- Que impostos e taxas você vai ter de pagar? Não se esqueça do INSS e contribuições sindicais!

-- Qual será sua necessidade de capital de giro?

-- Quantos empregados você deverá ter?

Também é preciso verificar a documentação referente ao prédio em que vai instalar sua empresa: Habite-se ou Certidão de Registro, Alvará de Funcionamento, se não há impedimentos da Lei de Zoneamento, se necessita de aval da Vigilância Sanitária do Município ou Conselho Regional da atividade desenvolvida, além de autorizações de Cetesb, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.

Quanto aos seus produtos, você terá de providenciar os devidos registros no Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e, eventualmente, também no Secex (Banco do Brasil).

Se, mesmo diante de todas essas exigências, você ainda acredita que vai conseguir tocar o novo empreendimento e seu velho emprego, mantenha uma postura profissional e crie uma divisão clara do tempo dedicado a cada atividade.

Você pode usar seu horário de almoço para enviar algum e-mail ou fazer ligações urgentes à sua clientela ou o tempo em transportes públicos para realizar essas tarefas: todo tempo livre será precioso e deverá ser utilizado para erguer sua empresa.

Seja como for, lembre-se de que é um processo que depende de muito empenho e disponibilidade e mesmo de algum sacrifício – mas pode valer a pena!

0 comentários:

Postar um comentário