setembro 27, 2011

Economize tempo, combustível e dinheiro

Cidades médias e grandes de todo país sofrem com os congestionamentos que implicam gastos, perda de tempo e poluição exagerados e indesejáveis. Dá pra minimizar essas torturas diárias, mesmo andando de carro...

É claro que sempre é bom exercitar as pernas andando a pé ou de bicicleta, trocar o automóvel por um ônibus ou táxi e praticar a carona solidária. Afinal, deixando duas vezes por semana seu carro em casa, você vai estar jogando 700 quilos de poluentes a menos por ano na atmosfera.

Mas você também pode encurtar caminhos. Para isso, basta programar seus trajetos. Se você vai sair de casa, pense antes de entrar no carro. Vá primeiro ao lugar mais distante e venha fazendo uma rota de volta pra casa, de forma que o último destino seja bem perto de onde você reside. Assim, você evita o vaivém e diminui o número de viagens – e de congestionamentos -, além de gastar menos combustível.

Outra alternativa é rodar apenas em horários diferentes da maioria da população. Você pode, por exemplo, negociar na empresa em que trabalha para entrar antes do pico de movimento da manhã e sair antes do auge dos congestionamentos da tarde ou entrar mais tarde e sair mais tarde. Ou, quem sabe, trabalhar um ou dois dias por semana a partir da sua casa, mantendo contato via web.

Uma outra opção, ainda, é deslocar o fim de semana – é isso mesmo! Ou seja, em vez de seus dias de folga serem sábado e domingo, trabalhe nesses dias e folgue, por exemplo, às terças e quartas-feiras. Pode ser que o seu chefe ache a ideia ótima!

0 comentários:

Postar um comentário