agosto 02, 2011

Economizar para construir sua casa

A casa própria continua sendo o sonho de muita gente, mas também uma grande dor de cabeça, porque hoje em dia faltam terrenos bem localizados, mão de obra qualificada e os gastos sempre acabam sendo muito maiores do que os previstos no orçamento inicial, uma vez que  há sempre aquela história de que uma coisa puxa a outra...
   
Antes de mais nada, verifique qual é o seu orçamento total: o que você tem de dinheiro guardado e quanto tem de financiamento efetivamente pré-aprovado em uma instituição financeira de sua confiança.
  
Se você ainda não tem o terreno para a construção, pesquise bem onde quer morar, avalie as vias de acesso, o trânsito, a vizinhança, a infraestrutura local e a segurança. Prefira terrenos planos, para evitar grandes gastos com terraplenagem e fundações – vale contratar uma empresa de sondagem e verificar se é possível usar fundações tipo sapata corrida, que levam menos concreto e, claro, saem mais em conta.
  
Para tomar a decisão correta e o barato não sair caro, contrate um engenheiro ou arquiteto para avaliar o terreno e fazer um projeto dentro do seu orçamento. Não adianta querer construir uma obra faraônica num terreno estreito, ou uma mansão sem ter recursos suficientes. Ou seja, a ordem é adequar o sonho à sua realidade.
  
Lembre-se de que o projeto deve ter a sua cara e atender as necessidades de sua família e, não, o gosto do arquiteto. Revise tudo, saiba o que está autorizando, pense bem para evitar mudanças no meio da obra que, com certeza, vão encarecê-la. Não inclua cômodos que ficam lindos em revistas de decoração, mas que não têm real utilidade para quem vai morar na casa: será que você precisa mesmo de uma adega climatizada? Mais: evite “recortes” na planta: isso vai encarecer a mão de obra e o acabamento!
  
Algumas dicas simples como a de construir o banheiro e a cozinha juntos permitem economizar com canos e tubulações de água e esgoto.
  
Não vá dispendendo sem saber para que: faça um orçamento bem detalhado e registre a ordem de execução dos serviços, quanto tempo cada um vai levar e só então contrate o pessoal para trabalhar na obra – sempre mediante uma indicação certeira, caso não tenha profissionais de sua própria confiança.
  
Se tiver um empreiteiro para tocar a obra, faça um contrato detalhado sobre tudo o que vai acontecer na obra, seu cronograma e custos, além das datas de liberação de recursos. Se não puder contar com o empreiteiro, faça contrato com todos os profissionais contratados por escrito, também com todas as minúcias.
  
Lembre-se de que você não pode construir sem autorização da Prefeitura e jamais deixe de recolher o INSS – na hora de requerer o Habite-se (ordem para mudança), ele será cobrado integralmente, se você não tiver os comprovantes de pagamento mensal...
  
Além disso, nada de adquirir material sem um boa pesquisa em todas as lojas de construção. Peça sempre orçamentos por escrito, pechinche, e, sempre que possível, solicite frete gratuito. Lembre-se de que materiais tradicionais (pias brancas de modelos standard, por exemplo) são muito mais baratos do que os de cores e modelos de moda. Será que você não vai enjoar de ver azulejos roxos em todo o banheiro??? Nunca deixe de conferir tudo que chegar à obra – material, prazo de validade, quantidade, cores e modelos. Fique ainda mais atento à areia e outros itens vendidos a granel. Estoque tudo dentro da obra para não ser multado pela Prefeitura e sob o abrigo da chuva, para não perder material.
  
Evite o uso de esquadrias demais, pois elas são os itens que mais encarecem seu projeto. Acompanhe sempre os trabalhos bem de perto, para evitar erros e desperdício. Boa obra!

0 comentários:

Postar um comentário