janeiro 10, 2012

Começar o ano com as contas em dia.


O início do ano é um momento difícil para as finanças pessoais. São as despesas do final do ano passado, juntamente com as contas desse mês: IPVA, IPTU, matrículas e materiais escolares, são alguns exemplos de gastos inclusos no orçamento.
Para controlar as despesas e quitar as dívidas o primeiro passo é a organização. Colocar em um rascunho todos os pagamentos a serem realizados no mês. Depois é importante eliminar gastos, pagando as contas mais altas e com juros maiores e deixar para o próximo mês as compras desnecessárias.
Prefira sempre pagar a vista o IPVA e IPTU, pois esses pagamentos contam com bons descontos. Caso não seja possível, parcele o valor e pague em dia as suas parcelas. Verifique no site da prefeitura da sua cidade se você é isento do IPTU, geralmente, aposentados e pensionistas não pagam este imposto, mas cada estado tem uma forma diferente de cobrar.
Como de previsto, o ano que vem serão as mesmas contas a pagar, então se planeje ao longo do ano: poupe dinheiro e reserve um pouco do 13ª salario para as despesas de janeiro.