julho 05, 2011

Crédito tem de rimar com responsabilidade

As vitrines estão cheias de objetos de desejo: carros, geladeiras, IPads, grandes televisores de LCD, celulares de última geração. E no seu bolso há cheques especiais, cartões de crédito e ofertas de financiamento, ou seja, de meios de pagamento. É difícil não agir por impulso numa situação dessas. O problema não é a compra nem o crédito – é o exagero que faz muita gente passar dos limites!

Então, antes de arrumar uma dívida difícil de pagar junto com o seu sonho, preste atenção para evitar problemas. Você pode começar estudando com cuidado as suas opções. Não compare apenas o valor das prestações do produto que você quer comprar: compare os juros.

Um bom momento de tomar crédito é aquele em que você, na verdade, não está precisando de dinheiro: fica para não perder uma oportunidade, uma realmente boa oferta, um desconto de ocasião, algo que seja um benefício maior do que os juros que você terá de pagar.

Outra coisa importante é pesquisar outras taxas que serão cobradas e comparar as ofertas. Só use o crédito quando tem certeza de que vai poder pagar – em dia e no todo – a conta. Quem atrasa seus compromissos acaba tendo dificuldade quando realmente precisar obter novo empréstimo e, se conseguir, será considerado um caso de risco. Tradução: vai pagar mais caro.

Também ajuda ser bem organizado. Nada de soltar uma série de cheques pré-datados e fazer muitas compras parceladas com cartão de crédito: fica muito difícil controlar quando vai vencer cada uma dessas prestações! Se for necessário lançar mão de pagamentos em dez, doze vezes, guarde todos os recibos de pagamento. Para não perdê-los, uma boa dica é colar todos num caderninho.

Além disso, nunca vá aceitando o que lhe oferecem: quem tem o nome limpo na praça pode – e deve – negociar sempre alguma melhoria: uma taxa menor para um prazo mais curto, menos juros quando se dá algum bem em garantia... Converse, pesquise, sugira o que lhe é conveniente: você vai sair ganhando com certeza!

0 comentários:

Postar um comentário