julho 15, 2011

Como Economizar Combustível

Nunca foi tão importante economizar energia, ainda mais combustível, seja pelo bolso, seja pelo meio-ambiente. 

Antes de mais nada, cuide de seu carro. Quando ele está limpo e encerado, a resistência do ar é menor e, num percurso longo de, por exemplo, 300 quilômetros, a economia, segundo os experts, pode ser de 7%!

Manutenção é palavra-chave também. Injeção eletrônica regulada, filtros de ar, óleo e combustível novos reduzem o consumo. É bom realizar trocas periódicas a cada 10 mil quilômetros rodados. Esses cuidados e o uso de gasolina com octanagem adequada melhoram o desempenho do motor em até 10%. E atenção: a bomba de combustível também precisa estar em ordem.

Antes de sair de casa, tome alguns cuidados. Primeiro, livre-se de tudo o que você carrega desnecessariamente no veículo: nada de bagunça no banco traseiro ou porta-malas. Verifique se o tanque está pelo menos, com metade da capacidade: o combustível, nessas condições, rende mais. Porém, nunca encha o tanque de combustível até a boca, pois parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou válvula de alívio. E lembre-se: tanque na reserva permite que os resíduos acumulados no fundo entupam os bicos injetores.
  
Planeje sempre o trajeto: vá primeiro para os locais mais distantes e deixe os percursos curtos para o final, pois motor frio consome mais se você fizer várias paradas e partidas. Evite acelerar e brecar bruscamente ou arrancadas que exigem muito do motor. Isso pode gerar até 30% de economia no final do mês!   
  
Fique dentro dos limites de velocidade: além da economia, será menor o risco de você ser multado ou se envolver em acidentes. Sempre que possível, circule fora dos horários de pico de movimento, para evitar queima desnecessária de combustível. Se o trânsito parar por mais de 5 minutos, desligue o motor.
  
Pelo menos uma vez por semana, calibre os pneus de acordo com a recomendação do fabricante do veículo, pois, quando murchos, eles elevam em até 30% o consumo, porque cresce a banda de rodagem em contato com o asfalto, o volante fica mais duro para as manobras.
  
Conforto é bom, mas o excesso do uso do ar-condicionado pode gerar gastos extras, pois o compressor do aparelho exige mais do motor do carro e faz o consumo aumentar. Mas janelas abertas demais também implicam consumo a mais, porque aumentam o chamado arrasto aerodinâmico.

Um comentário: