junho 27, 2012

Evite o desperdício de alimentos e contribua para o desenvolvimento do Pais



Na semana passada o Brasil sediou um dos maiores eventos econômico global, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O encontro reuniu representantes de dos 193 Estados membros da ONU.
Com o tema de campanha  “O Futuro que Queremos”, a Rio+20, discutiu o futuro do lixo descartado no mundo e propostas dos Estados de melhorias sustentáveis para o ambiente. Uma das propostas apresentadas pelo Brasil foi “Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome”, através da campanha “Brasil Sem Miséria”.
O Brasil está fazendo a parte dele, com campanhas que prevê a inclusão social dos mais de 16 milhões de Brasileiros que ainda vivem em situação de extrema pobreza, levando educação, agua potável e alimentação para todos.
O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente? Dados dos IBGE chamam a atenção para as toneladas de alimentos que são desperdiçadas no Brasil. Enquanto na outra ponta, muitos brasileiros vivem em condição de insegurança alimentar.  De acordo com o Instituto, 64% de tudo o que é plantado aqui acaba indo para o lixo.
Para mudar essa realidade sugerimos algumas dicas para uma melhor utilização dos alimentos de forma a acabar com o desperdício e economizar no orçamento doméstico.

Faça uma lista
Planeje suas compras para não colocar no carrinho mais que o necessário. Isso vale principalmente para produtos frescos como verduras e frutas, que estragam com mais facilidade. Para ajudar, anote no papel o que você ainda tem em casa e o que precisa comprar.

Olhe a data
Confira a data de validade dos alimentos e certifique-se de que você irá consumir o produto antes do vencimento.

Selecione o que vai comer
Aprenda a controlar o “olho maior que a barriga”. Em restaurantes tipo buffet, avalie o cardápio antes de colocar a comida no prato. Em casa, prefira fazer um prato menor (mesmo que repita), ao invés de enchê-lo sem a certeza de que vai chegar até o final.

Cozinhe sob medida
 Ao congelar, divida alimentos como carnes em porções individuais, em especial se você mora sozinho ou com poucas pessoas. A tática é boa para evitar que você coloque na panela mais do que vai para o prato.

Compartilhe a prática com outras pessoas
Converse com pessoas próximas a você, em especial crianças; mostre a elas o quando é importante usar a consciência na hora de se alimentar.

Reaproveite alimentos
Use a criatividade e faça novas receitas com o que você acha que não serve pra nada. Sobras podem virar sopas, frutas maduras se transformam em geleias e mais uma infinidade de coisas. O Conselho Regional de Nutricionistas SP/MS disponibiliza em seu site receitas diferentes com o que normalmente vai para o lixo. Que tal um crepe de folhas de couve-flor ou bolinhos de talos e cascas?


Fonte: Revista Super Interessante