maio 31, 2011

Seja pró-ativo na renegociação de dívidas

Apesar de o crédito ser sinônimo de acesso bens, também pode tomar outro significado: inadimplência. A ascensão do poder aquisitivo no Brasil trouxe novos públicos demandantes de crédito. E, por tratar-se de um perfil de consumidor pouco habituado a lidar com prestações, muitas vezes, esse acesso facilitado pelo crédito torna-se um problema. De qualquer forma, a inadimplência atinge todos os perfis socioeconômicos. E o que fazer quando você se descontrolar? A saída é uma só: negociar a dívida.

Atualmente, com a cobrança deixando de se tornar uma área meramente operacional para receber importância estratégica dentro das corporações, sua profissionalização aumentou significativamente. São realizados até cafés para negociação, onde o inadimplente é convidado a um café da manhã em um hotel para chegar a um acordo com a instituição financeira. A busca é por auxiliar o devedor a resolver o seu problema.

Se você for proativo, melhor ainda. No caso de ter atingido um descontrole das contas, ficando com o nome nos cadastros de proteção ao crédito, busque conversar com os bancos e mostre que deseja quitar a dívida. As instituições tem consciência de que nem sempre o cliente fica devedor porque é mau pagador ou está agindo de má fé. Dessa forma, procure as condições de renegociação oferecidas. Não interessa a nenhuma instituição que seu cliente fique totalmente inadimplente e, muito menos, que deixe de ser cliente.

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