maio 23, 2011

Compra da casa própria sem pânico

Todos sonham com a casa própria, mas sempre há o temor do compromisso de longo prazo. Um estudo do Data Popular mostrou que 74% das famílias que pretendem comprar um imóvel declararam ter algum medo relacionado à compra. A questão é que, quanto maior o prazo de financiamento, maior a probabilidade de imprevistos. Ao pensar assim, o pânico toma conta, mas não se esqueça de ver o outro lado: existem vantagens financeiras consideráveis em financiar a casa própria e sair do aluguel.

Compare o financiamento com o aluguel, que não é um investimento. O dinheiro do pagamento do aluguel já faz parte do seu orçamento, mas não é aplicado a uma conta e sim a uma despesa mensal que não gera nenhuma formação de patrimônio. Ao mesmo tempo, pense que não está desesperado para sair comprando qualquer imóvel e se comprometer com um financiamento de longo prazo a qualquer taxa de juros.

Cada passo nesse sentido deve ser calculado com cuidado. Assim, é preciso avaliar bem o imóvel. Verificar se o preço está na média do mercado, se o estado de conservação está bom, ou requer uma reforma, se a área de localização é boa e atende às suas necessidades. Entre todas as avaliações, a mais importante é: o valor financiado do imóvel é compatível com a sua renda?

Escolher bem antes de adquirir a casa própria é essencial para fazer um bom negócio. Não agir por impulso evita comprar um imóvel em péssimo estado e que exija gastos com reforma. Lembre-se que a reforma tem data para começar, mas não para terminar. Assim, o barato acaba saindo caro. Quanto à localização, se for muito longe do trabalho ou escola dos filhos, é preciso verificar se vale a pena, pois os gastos com deslocamento não podem ser esquecidos.

Por último, lembre-se que a compra da casa própria é um compromisso financeiro de longo prazo. E é preciso pensar também nos custos de manutenção do imóvel. Ao contratar um financiamento analise as condições e as taxas: certifique-se de que estará fazendo a melhor opção e procure garantir o pagamento das parcelas.

0 comentários:

Postar um comentário