maio 23, 2014

As vantagens do crédito para o consumidor

O uso do crédito pode ser muito importante para o consumidor, principalmente para antecipar consumo, atender a emergências e para aproveitar oportunidades. A constatação está no Caderno de Educação Financeira do Banco Central, disponibilizado como parte do Programa de Educação Financeira da instituição.

Segundo a publicação, as vantagens do crédito acontecem, entre outras, em situações como:

- antecipação do consumo – muitas vezes o consumidor precisa comprar um produto ou contratar um serviço mas não tem recursos suficientes para fazê-lo. O crédito permite que ele resolva essa situação.

- atendimento a emergências – os imprevistos acontecem com frequência, podendo ser um acidente de carro, problemas de saúde na família, necessidade de serviço emergencial na residência. Nas situações inesperadas é comum o consumidor não ter dinheiro para atender essas emergências e o uso do crédito pode ser a saída nesse momento.


- aproveitar oportunides – surgem oportunidades de fechar um negócio vantajoso mas nem sempre o consumidor tem recursos para aproveitá-las. Também aí o crédito pode ser a solução, se ele fizer as contas levando em conta os custos da operação.