janeiro 16, 2014

Intenção de consumo aumenta 1,1% em janeiro

A Intenção de Consumo das Famílias aumentou 1,1% (131,0 pontos) em janeiro, na comparação com dezembro, e um recuo de 3,0% em relação a janeiro de 2013. A informação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que atribui o resultado à manutenção da baixa taxa de desemprego e aos ganhos reais.
Na comparação mensal, com exceção do consumo de bens duráveis, todos os componentes da pesquisa apresentaram variações positivas. O componente Emprego atual registrou alta em relação a dezembro (1,1%) e queda de 1,1% na comparação com janeiro de 2013. O componente da Intenção de Consumo relacionado à renda apresentou elevação de 2,6% na comparação mensal e de 0,4% em relação a janeiro de 2013, voltando a registrar variação positiva, após dez meses de queda.
Em 2013, a desaceleração das contratações, o menor crescimento real da massa salarial e uma recuperação mais lenta da atividade comprometeram a confiança em relação ao emprego e à renda. Este ano, a perspectiva de evolução das condições econômicas tendem a aumentar o otimismo em relação ao mercado de trabalho. “Em 2013, registramos uma queda da confiança das famílias em relação ao emprego e à renda. Com melhores condições econômicas, este processo deve ser revertido em 2014”, afirma o economista da CNC, Bruno Fernandes.