janeiro 24, 2014

Cresce a dívida das famílias, mas inadimplência continua a cair

A parcela de famílias endividadas cresceu no início deste ano e a fatia de renda comprometida com o pagamento desses débitos também aumentou. No entanto, a inadimplência continua a recuar, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).Apesar do aumento do endividamento, a parcela de famílias endividadas que se declara inadimplente caiu para 19,5% em janeiro, percentual menor do que o apurado em dezembro do ano passado (20,8%) e inferior ao de igual mês em 2013 (21,2%).
O levantamento ouviu 18 mil consumidores com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.
Segundo a pesquisa, 63,4% das famílias consultadas se declararam endividadas em janeiro, percentual acima do de dezembro do ano passado (62,2%) e superior ao de igual mês em 2013 (60,2%). A parcela média da renda comprometida com dívidas também aumentou na comparação anual, passando de 29,4% para 29,8%.
A pesquisa mostrou ainda que 19,8% das famílias afirmaram ter mais da metade de sua renda mensal comprometida com dívidas.