novembro 25, 2011

Economize energia e seu dinheiro também


Você pode reduzir a sua conta de luz realizando pequenas mudanças nos hábitos diários e no uso dos aparelhos eletrodomésticos.
Confira aqui algumas dicas para ter sucesso nessa economia, que é importante no seu orçamento doméstico.
Troque suas lâmpadas comuns por florescentes, diminuia pontos de luz e lustres com muitas lâmpadas e opte por ambientes com janelas abertas, aproveitando melhor a luz do dia.
Use o microondas o menor tempo possível e quando estiver fora de uso desligue-o da tomada.
Evite usar forno elétrico.
Só abra a porta da geladeira quando tiver certeza de tudo o que deseja pegar. Cuide do estado da borracha da porta do aparelho -- se apresentar problemas troque-a imediatamente.
Desligue a secadora de roupas. Grande parte da economia que a família precisa fazer depende desse aparelho, que consome cerca de 20% de energia. Aproveite a luz solar.
Reduza o tempo de uso do microcomputador, estimule a leitura de livros ou a conversa. A tela consome muita energia. Desligue quando não estiver usando ou programe para desligar, sempre que não estiver usando.
Aparelhos com imagem digital ou luz (rádio relógio, microondas, aparelho de som, DVD etc.) devem ser desligados quando fora de uso ou quando não há ninguém em casa.
Na medida do possível não use o secador de cabelos, torradeira, ar condicionado, aquecedor, batedeira, estufas, espremedor de frutas e outros eletrodomésticos com resistência.
Substitua o chuveiro elétrico por chuveiro a gás e/ou diminua o tempo dos banhos da família para no máximo cinco minutos.
Ao recolher as roupas secas, dobre-as bem, pois com isso você vai reduzir o consumo de energia no ferro elétrico. Procure passar toda a roupa uma vez por semana ou quando juntar uma grande quantidade.
Cuide de problemas na rede elétrica, como fios desencapados ou com espessura inadequada.
Ao comprar novos aparelhos verifique a potência e o consumo de energia, que devem estar impressos no selo de identificação do produto ou no manual de instruções.


Informações – Procon/AC

0 comentários:

Postar um comentário