abril 28, 2011

Como limpar seu nome

Uma conta de telefone esquecida, um cheque que voltou ou situações em que não é possível liquidar todas as contas. São inúmeras situações que podem levar o consumidor a ter o seu nome negativado. Neste caso, aumentam as dificuldades de comprar a prazo, usar o talão de cheque, alugar um imóvel e fazer qualquer financiamento. Ter o “nome sujo” torna até mais difícil conseguir liquidar as contas.

Para quem ingressou na lista de negativados por falta de pagamento, o primeiro passo a ser dado é buscar a regularização de dívida, seja através do pagamento à vista ou por um novo parcelamento. O importante neste caso é ser pró-ativo e interessado em resolver o problema. Ligue para a empresa, negocie a sua situação, pois se estiver com o nome sujo, não conseguirá tomar recursos de outros lugares para resolver o problema. Lembre-se, que nenhum dos lados está interessado no não pagamento da dívida. Ao quitar o valor ou renegociar a dívida, a própria empresa se encarrega de retirar o nome do cadastro. Uma dica é sempre manter em mãos o documento que comprove essa regularização, para evitar problemas futuros.

No caso daqueles que têm títulos protestados em cartório e nem sabem quem os protestou, o primeiro passo é buscar essa informação e localizar o credor. Tal dado pode ser obtido junto ao cartório que emitiu o protesto. A segunda medida é a negociação e o pagamento do valor devido. Após quitar o débito, dirija-se ao Cartório de Protestos, tendo em mãos o título de dívida original, com carimbo do protesto. Ao ser cancelado o protesto, o próprio cartório se encarregará de tirar o nome dos serviços de proteção.

Recuperando cheque sem fundo

Quando o nome constar do cadastro de emitentes de cheque sem fundos (CCF), a primeira medida recomendada é se dirigir até a agência em que tem conta corrente e regularizar a situação, ou seja, comprovar o pagamento do cheque que deu origem à concorrência.

Senão souber quem está de posse do cheque, peça uma microfilmagem do mesmo. Também pode ser encaminhada à sua agência uma carta do credor, com firma reconhecida e a certidão dos dez cartórios de protestos. Após a regularização, é necessário solicitar ao gerente que retire o seu nome do cadastro e requerer um recibo desta carta de solicitação, que comprova a liquidação do débito.­­

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