abril 09, 2015

Educação financeira ajuda a enfrentar o “leão”

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda 2015 termina no próximo dia 30 de abril. E embora a maioria dos contribuintes se sinta pouco confortável com o assunto, deve-se lembrar que também no caso desse contato anual com a Receita é preciso estar atento para fazer escolhas que ajudem sua vida financeira.

Se o contribuinte tiver imposto a pagar, por exemplo, pode dividir o valor em até 8 parcelas (desde que elas tenham valor superior a R$ 50). Quando o pagamento total for inferior a R$ 100 o pagamento deve ser feito em uma única parcela.

Ao optar pelo parcelamento, é aconselhável que, após o primeiro pagamento, o contribuinte invista o total restante em uma aplicação como a caderneta de poupança, por exemplo.

Essa providência é importante porque o pagamento será feito até o último dia útil de cada mês, mas ao valor será acrescido mensalmente a taxa Selic proporcional, mais 1% no mês de pagamento. O investimento escolhido pelo contribuinte poderá não ser suficiente para “cobrir” esses acréscimos, mas ao menos ele terá uma defesa para seu dinheiro.

Antes de tomar essa decisão, no entanto, é preciso fazer as contas para verificar qual a alternativa mais vantajosa. O gerente de seu banco ou outro profissional da área pode ser de grande valia nessa hora.