novembro 26, 2013

Pesquisa mostra que mais famílias têm dívidas, mas inadimplência recua

A parcela de famílias endividadas cresceu em novembro, mas em contrapartida a inadimplência recuou, segundo informações de pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). De acordo com o levantamento, 63,2% dos entrevistados se disseram endividados em novembro, em comparação aos 62,1% registrados em outubro e aos 59% de novembro de 2012.
Apesar desse crescimento, a mais recente pesquisa da CNC mostrou que 6,6% declararam que não têm condições de pagar seus débitos, abaixo do índice registrado em outubro (7,3%) e em novembro do ano passado (6,8%).
O percentual dos que admitiram estar com dívidas em atraso manteve-se praticamente no mesmo nível, com 21,2% em novembro em comparação a 21,6% em outubro e a 21% há 12 meses.
O cartão de crédito foi mais uma vez, em novembro, a modalidade mais citada pelos endividados, sendo lembrado por 74,8% dos que se declararam com débitos, seguido por carnês (18,3% dos entrevistados) e financiamento de carro (12,6%).