outubro 09, 2013

Número de famílias com dívidas tem novo recuo em São Paulo

O número de famílias endividadas na cidade de São Paulo voltou a cair em setembro, de acordo com levantamento realizado pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). A pesquisa mostrou que o total de famílias paulistanas com dívidas foi de 1,885 milhão no mês passado, em comparação aos 1,888 milhão de agosto.
"A estabilidade apontada no indicador está relacionada à redução dos índices inflacionários nos meses de julho e agosto, aliviando o orçamento das famílias paulistanas", avaliam os economistas da instituição. Além disso, segundo a FecomercioSP, o aumento da taxa básica de juros Selic diminuiu o ímpeto das famílias de buscar novos financiamentos.
Em setembro, 13,9% das famílias da capital paulista tinham contas em atraso, uma queda na comparação com agosto (17,4%).
O cartão de crédito aparece como principal tipo de dívida , usado por 68,1% das famílias pesquisadas. Em seguida aparecem carnês (20,4%), financiamento de carro (17,8%), crédito pessoal (13,5%), financiamento de casa (10,2%) e cheque especial (7,9%).