junho 27, 2013

pgbl e vgbl: os prós e contras

As duas alternativas mais procuradas quando se trata de previdência privada têm siglas parecidas (PGBL e VGBL), mas diferenças importantes que devem ser levadas em conta por quem sonha com uma aposentadoria mais tranquila.

Nos dois casos, o investidor acumula recursos por um prazo determinado. O dinheiro é investido por uma seguradora e ao final do período o total pode ser resgatado de uma só vez ou, se o aplicador preferir, é possível receber uma quantia mensalmente.

Quem optar pelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) pode ter vantagem fiscal.  Nesse caso é possível abater o valor investido na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, até o limite de 12% do rendimento bruto anual. Dessa forma, existe a possibilidade de reduzir o valor do imposto a pagar ou aumentar a restituição do IR. Mas é importante lembrar: o investimento no PGBL só pode ser deduzido na declaração do IR no formulário completo.

O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é vantajoso no momento do resgate. Nesse tipo de plano, o imposto incide apenas sobre os rendimentos e não sobre o valor acumulado (como acontece no PGBL). É mais recomendado para quem quer diversificar investimentos ou para quem planeja aplicar mais de 12% da renda bruta em previdência, já que a tributação se aplica apenas sobre o ganho de capital.


Ter PGBL não impede que se tenha também VGBL, ou mais de um de cada. O mais importante é que o investidor encare essa alternativa como um plano para complementar sua aposentadoria e, portanto, que se trata de aplicação de longo prazo.