dezembro 20, 2011

Qual a dica de economia para que as dividas não se repitam no próximo ano?


Você já está preparado para as dividas que chegam no inicio do ano?
Nesta semana vamos acompanhar as dicas de orientação do economista chefe da ACREFI, Nicola Tingas que vão ajudar você a organizar as suas contas e começar o ano no azul.

Economia, entre outras definições possíveis, quer dizer fazer escolhas - de investimento, poupança ou consumo - com uma base de recursos escassos (dinheiro). Por que dinheiro sempre vai faltar se nossas necessidades ou sonhos de consumo forem superiores a nossa renda ou receita ou salário. Assim, a melhor dica é  montar um fluxo de caixa anual. Faça uma lista de todas as suas despesas mensais e aquelas extraordinárias que fará no ano que vem, como um tratamento dentário ou uma viagem que você já esta programando. Liste suas entradas ou receitas diversas, se as tiver. Com receitas e despesas mensais em mãos, monte uma planilha simples de entradas e saídas, mês e mês, e puxe o saldo mensal de cada mês, e o saldo acumulado do ano somando o saldo mensal do mês a mês.
Você poderá visualizar a partir de que momento sobram recursos, ou o mais comum, o fluxo de caixa fica negativo.  Ou seja, faltam recursos (receita ou renda de salários, por exemplo); e/ou, as despesas são elevadas ou mesmo que em base reduzida, ainda assim são maiores que as receitas. Você terá de buscar “mexer” dos dois lados da planilha, tanto no de receitas projetadas ou de despesas projetadas, mudando suas decisões anteriores de forma a ganhar mais e/ou gastar menos de forma a ter uma saldo anual zerado ou positivo. O ideal é que seja ligeiramente positivo para acomodar gastos extras que ocorrem de forma repentina. 

0 comentários:

Postar um comentário