maio 16, 2011

Quando o cartão é seu melhor amigo

É comum as pessoas falarem do cartão de crédito como inimigo número um do seu orçamento. Reclamarem que os juros do cartão são muito elevados e ainda precisam pagar as anuidades. Mas o cartão é algo tão ruim assim? Muito pelo contrário, o uso correto do cartão traz uma série de vantagens para o consumidor, que tem uma linha de crédito à disposição com prazo para pagamento de até 40 dias, sem juros. Sim, se o total da fatura for paga rigorosamente em dia, não há incidência de juros. O cartão de crédito será seu melhor amigo.
  
A maior vantagem de se utilizar deste instrumento de pagamento é o poder de compra, ou seja, ele torna possível adquirir o bem hoje, como se tivesse dinheiro vivo nas mãos, e pagar somente no vencimento da fatura. Tal fato pode permitir ao consumidor ter um prazo de até 40 dias para o pagamento, sem precisar arcar com as despesas de juros. Desta forma, abre-se o seu acesso ao crédito imediato, sem necessidade de garantias, fiador, de preenchimento de notas promissórias e outras burocracias.

Outro benefício é poder parcelar os pagamentos, sem juros, ou cheque pré-datados, que podem parar nas mãos de terceiros ou serem depositados antes do prazo. Além disso, comprando através do cartão, o usuário tem a vantagem de acumular milhas, utilizadas na compra de passagens aéreas, descontos e outras vantagens adicionais. 

Os cartões têm algumas desvantagens, mas a maior parte dos problemas pode ser evitada com o uso racional desse instrumento de pagamento. Os juros do cartão de crédito, principalmente no rotativo, estão entre os mais altos do mercado, porém não são cobrados quando a fatura é paga em dia. O grande problema é que nem todos estão preparados para o acesso fácil ao crédito e acabam se perdendo nas compras. É preciso lembrar que diversas compras de baixos valores equivalem a uma compra de valor elevado. Desta forma, o que é vantagem pode se tornar desvantagem. Assim, cuidado com seu cartão.

0 comentários:

Postar um comentário