Pagar o total da fatura do cartão de crédito é essencial para manter o seu orçamento controlado. O cartão é um excelente instrumento e, se bem utilizado, torna-se um grande amigo. Mas, para usá-lo com cautela e saber para onde os gastos estão indo, torna-se essencial uma leitura cuidadosa do extrato. Sim, antes de sair pagando, o ideal é saber o que está pagando. Parece óbvio, porém quantas pessoas se dão ao trabalho de avaliar as faturas do cartão?
O primeiro benefício de avaliar a fatura é saber se há débitos indevidos. Algumas instituições tem o serviço de avisar o cliente na hora em que o cartão é utilizado através de mensagem pelo celular. Esse diferencial é muito útil para evitar qualquer tipo de fraude. Imagine, por exemplo, estar dormindo ou almoçando em casa e receber uma mensagem afirmando que seu cartão foi utilizado.
Tal fato não é tão incomum. Lembre-se que, mesmo com toda a tecnologia de segurança disponível, ainda existem casos de clonagem. Se você não utiliza um serviço como esse, fique atento a todos os gastos que teve no mês e avalie a fatura para ver se são correspondentes.
Ao fazer esse trabalho, aproveite e veja que tipo de gasto está priorizando. Será apenas consumismo, ou foram realmente importantes? As comprinhas comprometeram muito sua renda? Ainda existem muitos parcelamentos para os próximos meses? Se for esse o caso, pise no freio para não perder o controle nas próximas faturas.
Outro importante passo é pagar em dia a fatura. Se o cartão vence no dia 10, por exemplo, não pague somente no dia 11. Pague na data certa, pois assim você evita arcar com multas e juros pelo atraso. Por último, verifique se o valor pago na fatura anterior está correto. Caso tenha optado pelo pagamento mínimo na fatura anterior, você verá que o valor atual foi acrescido de juros e outros encargos. Bom, é tarde para se arrepender. Tente pagar sempre o total da fatura. Isso é possível através do controle de seus gastos.
maio 25, 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário