Em uma economia voltada ao consumo, educar os filhos sobre como lidar com o dinheiro é um grande desafio. Seu filho sabe o quanto custa aquele brinquedo que ele tanto deseja? Quantas horas de trabalho suas vão precisar ser cumpridas para pagar os seus desejos? É preciso dar limites e mostrar que eles também precisarão ter controle de suas finanças para não terem problemas quando se tornarem adultos.
A educação financeira de uma criança deve começar desde cedo, não importa se ela esperneie, faça birra ou grite quando você não comprar tudo o que pede. Mostre que você precisa pagar as contas todos os meses e, se ficar comprando de forma desenfreada, vai faltar dinheiro no fim do mês. Lembre-se que o ser humano é consumista por natureza e, se você não criar seus filhos com limitações, pagará a conta depois. Não faz mal dizer que hoje não pode ou que está sem dinheiro.
Uma forma de ajudar a criança a entender o valor do dinheiro é pedir que ela pague a conta. Também é interessante dar uma quantia todo o mês para que seu filho, desde cedo, saiba lidar com o orçamento apertado. Assim, não adianta complementar a mesada deles caso o valor não seja suficiente para comprar tudo o que desejam. Ensine-os a economizar para adquirir os brinquedos mais caros, por exemplo. Sempre procure mostrar que os recursos são limitados.
Outra maneira de auxiliar o seu filho é comentar as despesas da casa e pedir ajuda para reduzir os valores. Converse sobre a conta de luz, por exemplo. Explique que, se ele mantiver todas as luzes e aparelhos ligados, o valor da conta aumenta e a família terá menos dinheiro para gastar com outras coisas ou poupar para uma viagem. Como as informações não chegam a elas, as crianças muitas vezes nem sabem quanto custa um banho demorado. Façam metas de redução de despesas juntos. Ao final, você verá que a família toda estará engajada e ganhará com isso.
maio 20, 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário