Não fique surpreso de você estiver numa loja, solicitar um cartão ou passar um cheque e descobrir que seu nome foi incluso na lista de restrição de crédito. Milhares e milhares de pessoas, que tinham certeza de não ter qualquer irregularidade com suas contas, já passaram por este constrangimento. O motivo são os golpes e fraudes realizados com documentos roubados ou clonagem.
Para evitar que isso aconteça, o consumidor pode tomar alguns cuidados simples. As empresas de serviço de proteção ao crédito contam com um canal que permite ao consumidor colocar um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. Desta forma, as empresas saberão que as informações foram roubadas e precisará contatar o “proprietário real” dos documentos para aprovar o crédito.
Você também deve saber quais são os documentos que carrega, seus números etc. Assim, o ideal é ter uma cópia dos cartões e documentos pessoais que estão na sua carteira. No caso de perda ou roubo, será fácil saber o que foi extraviado e colocar no Boletim de Ocorrência, que serve de prova em caso de fraudes com documentos.
Outro importante passo é informar o banco imediatamente da perda dos cartões de crédito/débito. Algumas instituições enviam mensagens no momento em que as comprar são feitas com os cartões. Este serviço também é uma importante ajuda para a prevenção de fraudes ou uso em caso de perda, além de identificar, quase imediatamente, se o cartão foi clonado.
maio 19, 2011
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