agosto 23, 2011

Use bem seu dinheiro e seu crédito


O uso de seus recursos sempre depende de um bom planejamento, a tradicional lista de recebimentos e pagamentos, além de reservas para emergências e extras, uma conta que precisa fechar no final do mês, sem acabar no vermelho. Tomar crédito de forma consciente é a mesma coisa: é necessário planejar e usar para que a fatura possa ser paga no final do mês.

Na hora de tomar o crédito, lembre-se de que terá de pagá-lo mais à frente e de que quem empresta vai cobrar algo por isso. Sendo assim, nunca acredite em milagres, verifique as taxas de juros e, se não puder pagar no vencimento, procure rapidamente o credor para negociar e reabilitar seu crédito.

Além disso, sempre leia com cuidado o contrato antes de assiná-lo, mantendo uma cópia em seu poder para consultar as condições previstas sempre que preciso. Não forneça seus dados pessoais por telefone, a menos que você tenha procurado a empresa e esteja certo de sua idoneidade. Tenha cuidado com empresas que fazem muita pressão para que você aceite o crédito ofertado de imediato.

Quando for usar os recursos, evite cheques pré-datados e use seu cartão de crédito apenas quando tiver certeza de que vai poder quitar a fatura. Se não for possível, pague o mínimo ou, se houver a opção de parcelamento, recorra a ela para evitar cobrança de juros mais elevados e conseguir prazos de carência maiores.

Além disso, não “empreste” seu nome a terceiros para operações financeiras e mantenha seu cadastro atualizado para que suas contas cheguem a você em tempo de quitá-las. Fique de olho no seu cartão nas lojas, para evitar fraudes e utilização indevida.

Mais: esteja sempre atento aos sinais de que você está contraindo dívidas que não vai poder pagar: despesas maiores do que os ganhos, novos empréstimos para quitar os antigos, pagamento mínimo ou atrasado de suas contas.

Se isso estiver acontecendo com você, o melhor a fazer é cortar – e rápido – todas as despesas possíveis: passeios, alimentação fora de casa, cabeleireiro/barbeiro, presentes, viagens, uso do carro e tudo mais que for viável. Logo, logo, suas contas vão entrar nos eixos!

0 comentários:

Postar um comentário