agosto 29, 2011
Posted by Finanças da Balança
with No comments
Poupar mesmo que o salário seja baixo não é impossível. A melhor forma de fazer isso é encarar a poupança como mais uma conta ao mês e priorizá-la. Ou seja, separe, por exemplo, 10% do que você ganha e direcione para a fatura “VOCÊ MESMO”. Essa deve ser a primeira “conta” a ser paga todo mês.
Além disso, é claro, é fundamental não gastar mais do que você ganha, planejar para onde vai o dinheiro, não contrair dívidas desnecessárias ou acima de suas posses, evitando “acompanhar” os gastos de terceiros. Afinal, pode ser que o vizinho tenha um salário mais elevado do que o seu...
Também é bom fazer suas compras à vista, para evitar pagamento de juros. Pense pelo menos três vezes antes de comprar qualquer coisa de mais de R$ 100,00. Fuja das aquisições por impulso: quando entrar numa loja e ficar tentado a comprar, diga ao vendedor que volta mais tarde, que antes precisa ir ao caixa eletrônico fazer um saque. Depois de 15 minutos, muitas vezes, a vontade desesperada de comprar já terá passado.
Outro bom truque é acabar com a mania de só comprar coisas novas. Você pode optar por um carro ou roupa usados, mas também pode adquirir eletrodomésticos e eletroeletrônicos de segunda mão, desde que em bom estado de conservação e pleno funcionamento: eles costumam custar menos de um-terço do valor de um item novo.
Também funciona sair com pouco dinheiro, para evitar gastos nem sempre necessários: talvez assim você deixe, por exemplo, para tomar um lanche ou um suco em casa, em vez de consumi-los na rua, o que sai mais caro.
Outra regra de ouro para conseguir poupar, mesmo que o que você ganha não seja muito, é aplicar a regra do “comprar, melhorar, revender com lucro”. Ou seja, você adquire (ou toma algo que já possui), faz uma melhoria e revende, ganhando mais do que pagou. Uma camiseta básica, por exemplo, pode custar o dobro se for customizada com apliques, bordados ou pinturas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário