agosto 18, 2011

Festa infantil divertida não precisa ser cara


Nos primeiros anos de vida, são os pais que sonham com as festas de aniversário infantis. Depois, são os filhos que desejam a comemoração com os amigos, os parentes, os salgados e docinhos e a animação, além das lembrancinhas para os convidados.

Aniversário de criança em bufê com um tema especial virou moda – e sai caro. Por isso, lembre-se de que diversão e comemoração devem rimar, antes de mais nada, com preço justo, que caiba no seu orçamento. Sendo assim, o melhor a fazer é começar o planejamento pelos convidados: quanto menos forem, mais barato a festa custará: opte pelos amigos mais chegados de seus filhos e os parentes mais próximos.

Feita a lista, escolha o local da festa: na escola da criança, o aluguel das instalações é zero. No seu quintal, idem, mas no salão de festas do seu prédio pode custar até metade do valor do condomínio. Num bufê infantil, vai sair por bem mais, mas você não terá trabalho algum, nem antes nem depois da festa.

Seja qual for a sua decisão, faça uma lista de tudo o que você vai precisar, para evitar compras desnecessárias com enfeites, pratinhos, toalhas, lembrancinhas e animação. Pesquise sempre os preços antes de fazer a sua escolha.

Uma boa alternativa para economizar com a alimentação é contratar uma cozinheira ou encomendar a comida, inclusive doces e bolo, em algum fornecedor de sua confiança, depois de uma boa pesquisa de preços. Os bufês, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não podem obriga-lo a alugar o espaço e comprar a comida: isso configura compra casada, que é vedada por lei.

Também é fundamental estabelecer um cardápio adequado para crianças da faixa etária do aniversariante, horário e perfil dos convidados, inclusive dos adultos. A quantidade de alimentos e bebidas, num bufê, sempre é calculada por pessoa, com  uma margem de segurança extra de 10%. Normalmente, uma festa infantil ocorre à tarde, e deve-se optar por uma média de cinco opções de salgados e docinhos. Compre para os adultos 5 copos de refrigerantes/água/suco, 3 latas de cerveja, 12 salgados e 6 doces. Já para as crianças, a média é de 4 copos de refrigerantes/água/suco, 3 salgados e 6 doces.

Não se esqueça de prever entretenimento para as crianças, o que pode incluir a contratação de palhaços (embora muitos se assustem), pinturas, esculturas em balões, contadores de histórias, brincadeiras tipo dança das cadeiras, baladinhas com discotecagem, tabelas de basquete, camarins de transformação fashion e oficinas de artes. Mas tudo isso custa caro: opte, sempre que possível, por um pacote de atividades, que sai mais em conta. De qualquer forma, tudo deve ser feito de acordo com a idade da criança e, principalmente, a segurança dos convidados, em especial se for disponibilizar carrosséis, piscinas de bolinha, pula-pula, escorregadores e pequenas montanhas-russas, como as alguns buffets do país.

Na hora de comprar as lembrancinhas para os convidados, lembre-se de evitar brinquedos pequenos que possam ser engolidos, pontiagudos que podem ferir seriamente e os caros, que vão fazer um rombo no seu orçamento. Boa festa!


0 comentários:

Postar um comentário