Se você está pensando em sair da casa dos seus pais em busca de maior privacidade e conforto, deve estar se perguntando qual a melhor opção: ir para o aluguel e juntar uma boa quantia para dar como entrada na casa própria ou buscar um financiamento?
As duas opções são boas desde que estejam de acordo com o seu perfil financeiro. Por isso é preciso avaliar e considerar mudanças futuras no seu estilo de vida. Simule todas as possibilidades. Estude bem os valores do aluguel, da parcela do financiamento e a sua renda.
Financiamento é uma boa saída quando se tem estabilidade financeira. Ao entrar num financiamento você assume um compromisso que se estende por um longo tempo, conforme o número de parcelas a pagar.
Após honrar o seu compromisso você poderá desfrutar da sensação de ter um dinheirinho extra no final do mês.
O aluguel também pode ser vantajoso de acordo com o seu estilo de vida. Hoje é muito comum as empresas oferecem promoções, um bônus no salário, novo cargo e até mesmo a possibilidade de trabalhar fora de sua cidade. Se você estiver vendo essas possibilidades na empresa em que trabalha o aluguel se torna viável.
Você ainda pode escolher um imóvel menor para residir, pagando um valor mensal mais baixo. A diferença pode ser aplicada em um investimento que lhe dê um bom rendimento. Assim, quando atingir os seus objetivos profissionais, você pode financiar um imóvel, dando como entrada o montante investido, fazendo com que diminuam as prestações e também o tempo do financiamento.
Portanto, o financiamento e o aluguel são úteis para quem não tem dívidas caras. O financiamento é a melhor opção, se você já estiver profissionalmente bem estruturado, se já traçou planos para o futuro, como casar e ter filhos. No Brasil, os juros do financiamento imobiliário ainda são relativamente baixos.
Agora, se você é independente, pretende adquirir um patrimônio no longo prazo, mas está no início da carreira e vê possibilidades de mudanças de emprego, cargo ou cidade, a solução pode ser o aluguel. O tempo do contrato é menor e, ao seu término, você ainda pode mudar de localização, se não estiver satisfeito com o bairro que escolheu.
Mas o mais importante é avaliar com calma e tranquilidade o seu perfil financeiro antes de escolher uma dessas opções. O seu futuro está em jogo.
0 comentários:
Postar um comentário