outubro 27, 2011

13º salário: investir ou antecipar o pagamento de dívidas?

Faltam menos de 90 dias para o final do ano e é chegada a hora de planejar o pagamento das contas, compras e viagens. Não há como esconder a expectativa em torno do dinheiro extra que recebemos nessa época. Mas qual é a decisão certa a ser tomada em relação ao extra que entra no final do ano? Investir ou antecipar as dívidas?
Algumas instituições já estão disponibilizando linhas de crédito como adiantamento do 13º salário, para os consumidores que pretendem antecipar o pagamento de suas dívidas e fechar o ano com saldo positivo.
Para você que está endividado, essa pode ser uma boa alternativa. A antecipação da dívida é um excelente negócio, pois, conforme assegura a lei, é possível obter descontos, amortizando os juros de parcelas futuras.
Antes de qualquer coisa, é preciso avaliar a sua situação financeira e planejar a melhor forma de utilizar essa reserva. Lance todas as dívidas em uma planilha do Excel, cruze o valor extra com o saldo devedor e as taxas de juros para saber o quanto você terá de descontos se antecipar as parcelas do financiamento, cheque especial, cartão de crédito ou cartão de loja. A partir dos resultados, você poderá decidir se vale a pena investir esse dinheiro, pagar parcialmente ou totalmente as dívidas, amenizando parte das suas pendências.
Dificilmente os juros dos empréstimos, cheque especial ou cartões serão inferiores ao rendimento de uma aplicação. Por isso, na maioria das vezes, o mais vantajoso é amortizar o saldo devedor. É muito importante manter um equilíbrio entre os ganhos e os gastos, reduzindo as despesas do orçamento doméstico e fazendo o dinheiro render.

0 comentários:

Postar um comentário