Para as crianças e os jovens de hoje em alguns aspectos as coisas são bem diferentes de seus pais.
Nos tempos atuais a velocidade é a maior característica dos jovens, pois são capazes de aprender muitas coisas em um espaço curto de tempo e não têm muita paciência para projetos de longo prazo. Por essa razão eles querem conquistar a sua independência mais cedo e estão desligados totalmente da ideia de casamento e filhos.
Na cabeça de um jovem com idade entre 11 e 16 anos o objetivo principal é terminar os estudos, completar 18 anos, tirar habilitação, entrar para faculdade e prosperar no mercado de trabalho. Mas, sabemos que cumprir esse programa não é tão simples.
Pai, você como responsável por acompanhar o seu filho na sua trajetória de vida, têm muito mais informação e capacidade de compreendê-lo e ser, assim, um aliado e até facilitador na sua missão de construir um futuro sólido, orientando-o sobre os desafios que podem surgir no meio do caminho.
O mercado de trabalho atual, por exemplo, é muito mais concorrido e exige mais do profissional. Condições que no passado eram consideradas limite hoje são usuais (trabalhar até muito tarde todos os dias, trabalhar nos finais de semana, passar muito tempo viajando, estudar e trabalhar ao mesmo tempo). O seu filho tem que estar preparado para isso.
Além do preparo psicológico é preciso educa-lo financeiramente. Cabe aos pais conceituar os objetivos da família além de orientá-los sobre os seus valores e interesses pessoais, apontado os meios de alcançá-los e administrar corretamente a sua herança. Deixando claro que a herança, no caso do jovem, é a remuneração que ele vai conseguir através do seu empenho e conhecimento.
Um jovem educado financeiramente tem mais chances de conquistar os seus objetivos financeiros. É na adolescência que eles costumam gastar mais, com vestuários para acompanhar as tendências da moda, cartão de crédito que são aceitos em cinemas, lanchonetes, casas de shows e etc.
Quando educados financeiramente eles economizam e investem o dinheiro pensando no futuro. Iniciam no mercado de trabalho sabendo, por exemplo, sobre a importância de se ter um bom plano de aposentadoria.
Seja um companheiro para o seu filho (a) exercendo o papel de pai, mãe, orientador e consultor financeiro.