O índice de brasileiros que
pretendem comprar bens duráveis neste 1º. trimestre é de 49,6%. O índice é 2,8
pontos percentuais superior ao do último trimestre de 2013, segundo a pesquisa
do Provar/FIA (Programa de Administração do Varejo, da Fundação Instituto de
Administração). Na comparação com o mesmo período do ano passado houve queda de
7,2 pontos percentuais.
De acordo com o Provar/FIA, a
maior variação positiva de intenção de compra aconteceu no item viagens e
turismo (133%), seguido por automóveis e motos (68,2%) e vestuário e
calçados (21,2%).
O levantamento, realizado com 500
consumidores da cidade de São Paulo, averiguou a intenção de compra e gastos
com produtos das categorias de veículos (automóveis e motos),
eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, cine e foto, móveis,
telefonia e celulares, material de construção, linha branca, eletroportáteis e
viagem e turismo.
A pesquisa revelou também o
aumento do comprometimento de renda e da cautela dos consumidores. As famílias
preveem que no 4º. trimestre deste ano terão apenas 7,3% da renda disponíveis
para novos gastos.