dezembro 23, 2011

Antecipe a compra do material escolar e fuja da inflação


Passado as compras de Natal é hora de pensar na compra do material escolar das crianças. A dica do blog Finanças na Balança esta semana é especial para os pais que terão a árdua tarefa de pesquisar preço dos produtos em papelarias e livrarias e garimparem por descontos.
Antecipe o quanto puder a compra do material escolar do seu filho.
        O mês de janeiro é marcado pelo reajuste da matricula escolar, lista de material e impostos como IPTU e IPVA. Além de tudo isso, o preço do material escolar será reajustado de acordo com o índice de Inflação do Brasil, cerca de 7%, ou seja, a partir de 2012, cadernos, fichários, lápis, pastas, tesoura, cola, giz de cera, agenda e outros produtos vão estar mais caros.
O preço dos livros vai subir cerca de 10%.
Antecipe o que for possível. Mas antes de sair às compras, analise os materiais que seu filho usou neste ano. Aproveite os que estão em bom estado de reutilização. Somente depois faça uma pesquisa de preço em diferentes estabelecimentos, como papelarias, depósitos e lojas de departamento e decida sobre onde comprar.
As condições de pagamento também devem ser avaliadas. Evite fazer crediário ou usar o cartão. Lembre-se dos impostos que estão por vir em janeiro que comprometem quase todo o seu orçamento doméstico.