É comum que aconteça nesta época do ano uma enxurrada de promoções para compras via web. Nesta semana várias lojas de comércio eletrônico ofereceram descontos no que ficou conhecido como “Cyber Monday”.
Como o nome sugere, a “Cyber Monday” é uma segunda-feira especial, em que os varejistas oferecem megaliquidações on-line.
Promoções desse tipo mostram de maneira clara que a internet ganha cada vez mais força, facilitando a vida dos consumidores -- basta um computador e uma conexão para fazer compras e resolver muitas pendências do cotidiano, como o pagamento de uma conta, acesso a serviços bancários, falar com pessoas distantes etc. Por outro lado, a internet às vezes não é um ambiente totalmente seguro. Por isso, listamos algumas dicas para você fazer uma compra segura pela internet:
1. Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou nas indicadas por amigos e parentes.
2. Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa.
3. Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física.
4. Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.
5. Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via Internet (ex. Pagamento Digital) ou cartão de crédito de administradoras/bandeiras renomadas, pois essas lojas já foram previamente avaliadas pelas administradoras dos cartões. Procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários.
6. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, – geralmente essas páginas são iniciadas por https:// - e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página).
7. Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos. Pior: você pode estar sendo vítima de um estelionatário.
8. Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.
Fonte E-bit