agosto 13, 2012

Usados e seminovos em alta


Usados e seminovos em alta

Para quem quer comprar um veículo seminovo, esse é o momento.

Graças à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os veículos usados tiveram desvalorização de 10% a 15% no preço, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
Os preços caíram porque o Governo reduziu o IPI para carros novos e no varejo o preço do usado tem como referência o valor do veículo novo.

Saiba como comprar um usado:

- Procure se informar sobre a loja com quem está negociando

- Faça o levantamento dos documentos
Pegue o número do Renavam para verificar se o carro tem alguma restrição financeira ou judicial

- Confira a placa e o número do chassi
Certifique-se que o número da placa do carro e do chassi são os mesmos que estão no documento do veículo.

- Consulte o licenciamento e as multas do veículo
Pela internet é possível verificar se o veículo tem multas a pagar e se já foram pagas todas as parcelas do licenciamento. Digite o Renavam no sistema de consulta do Detran de cada estado.

- Exija um documento de garantia de compra
Exija da loja um documento declarando que o carro está licenciado e livre de multas para garantir a procedência do veículo.

- Tenha mais cuidado nos feirões e vendas diretas
Na compra direta com o proprietário ou em feirões, antes de fechar o negócio, levante toda a documentação e redobre os cuidados anteriores.

Não se esqueça de verificar as condições mecânicas do veículo
Leve a um mecânico de confiança para ele verificar o estado de conservação do carro e suas peças, se o veículo já sofreu acidentes e se a quilometragem não foi alterada.


Fonte:  G1

Conta de luz mais barata?


O Governo Federal anunciou que fará cortes nos encargos cobrados pelo serviço de energia elétrica em todo país. Com isso, as contas de luz dos consumidores residenciais podem ficar 10% mais baratas a partir deste mês.
No entanto, antes é preciso que os Estados aceitem a proposta do Governo Federal, de redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços), que é responsável por cerca de 20% do custo da conta. Essa decisão de redução fica a cargo de cada Estado.
Portanto, os consumidores devem ficar atentos à conta de luz a partir deste mês. É muito importante acompanhar essa discussão e saber o quanto de imposto você está pagando. Fique de olho!