julho 31, 2012

Veja dicas para equilibrar o orçamento doméstico


Faça uma planilha contendo as despesas mensais de sua família;

Separe as despesas em “fixas” e “variáveis”;

Mantenha a planilha sugerida sempre atualizada. Com o tempo você terá uma ideia bastante clara sobre onde deve atuar para fazer o seu “fluxo de caixa” (conjunto de entradas e saídas de recursos) ficar equilibrado, Isto é: onde você deve cortar despesas ou, o que é mais difícil, aumentar receita;

Procure envolver toda a família nesta atualização. Este modo de proceder fará com que todos passem a agir de modo mais consciente e mais planejado;

Faça sempre uma pesquisa de preços. Com o tempo você terá cadastrado os melhores estabelecimentos para comprar os diversos bens e serviços que a sua família necessita;

Caso você tenha necessidade de usar o crediário, faça isto do modo mais cuidadoso possível. Não verifique apenas se a prestação “cabe dentro do seu salário”. As taxas de juros na ponta do consumo são absurdamente altas no Brasil. Os prazos dos financiamentos estão bastante dilatados e isto provoca uma falsa impressão que o produto adquirido é barato;

Lembre-se sempre que o conceito de juros e o seu impacto sobre o seu salário não são simples de compreender. Porém o poder corrosivo de um empréstimo com taxas altas de juros é enorme. Deve ficar claro que não se trata de ser contra o crediário pois, quando bem usado, ele é benéfico para a economia como um todo.


Fonte: Uai


O presente perfeito para o seu pai


Aproxima-se o mês de agosto, um mês de comemoração, que é sinônimo de despesas acrescidas. Após as férias, chega à assustadora fatura do cartão e tem ainda o dia dos pais, uma das principais datas comemorativas no Brasil. 
Encontrar um presente ideal, com o menor custo possível, nem sempre é uma tarefa fácil. Se nesta cesta juntarmos as despesas de julho (restaurantes, lembranças para a família, cinema e atrações etc.), o melhor é fazer um plano de gastos adequado à sua situação financeira. Vejam as dicas para comprar um presente para o seu pai e não se endividar:
Faça as contas para saber quanto de dinheiro dispõem para um presente;
Pesquise bastante. Em ocasiões como essas, a variação de preço pode ultrapassar 100%;
Fuja dos juros e aproveite os descontos pagando a vista;
Se optar por fazer uma compra parcelada no cartão ou crediário, calcule o tempo de parcelamento. Não se planejar quanto a isso é um risco. Quando essas datas especiais chegam, é bastante muito comum as pessoas ainda estarem pagando o parcelamento da compra anterior;
Se você não sabe o que comprar. Se informe sobre a situação financeira do seu pai, caso ela esteja endividado e você tenha uma reserva, poderá ajudá-lo a sanar este problema dando a ele uma quantia em dinheiro;
Se você já não visita o seu pai há muito tempo, essa é uma excelente oportunidade para se reaproximar dele. Um encontro em um restaurante para almoço ou jantar é uma boa opção. Todo pai que ter o filho por perto;

Vão se as férias ficam as despesas


As férias acabaram. Ou seja, chegou a hora de colocar a vida em ordem.
No mês de agosto podem surgir despesas que não foram planejadas. A fatura do cartão de crédito, manutenção do carro e despesas com saúde, já que algumas doenças respiratórias se manifestam em crianças por causa do inverno. E agora?
Se você se enquadra neste perfil e está passando por alguma dificuldade financeira é sinal de que não fez um planejamento ou não o seguiu corretamente. Veja algumas dicas para se organizar financeiramente e passar os próximos 6 meses no azul:
- Identifique todas as despesas que deverão ser quitadas no mês, nos próximos meses e principalmente, as que já estejam vencidas;
- Em seu orçamento (caso ainda não o tenha feito é um ótimo momento de criá-lo) insira todos os pagamentos que devem ser feitos;
- Priorize o pagamento das despesas fixas mensais (água, luz, telefone, gás e aluguel);
- Efetue o pagamento das parcelas vencidas, caso existam, para não correr o risco de ser incluso nos cadastros de serviços de proteção ao crédito;
- Analise bem a fundo seu orçamento para ver o que pode ser cortado, pois pode valer a pena um pequeno aperto por um ou dois meses para não pagar juros abusivos;
- Regularizada a situação, daqui a alguns meses, analise a situação novamente, e refaça as contas. Veja que saiu caro não ter planejado, e procure seguir sempre o seu planejamento.

Fonte: Tudo Perto online

julho 24, 2012

O desemprego bateu na minha porta, e agora?


Tudo parecia está bem na sua vida profissional, de repente você recebe do departamento de recursos humanos da sua empresa um aviso de corte. E agora?

Se você tem algum dinheiro guardado na poupança, naturalmente você pensa em recorrer a ele. Se não. Você pensa na grana da rescisão e no seguro desemprego.

O mais importante é você esta ciente do seu potencial profissional e não se deixar abalar sem antes recorrer ao mercado de trabalho.

Cuide de sua saúde, uma boa aparência também pode ser um fator decisivo na seleção.

Leia bons livros, é importante se manter atualizado.

Faça contato com os colegas do mercado de trabalho comunicando sobre a sua situação, a fim de encontrar uma oportunidade.

Em relação ao orçamento, tente de todas as formas passar por este período com o valor do seu seguro desemprego. Para isso, refaça o seu orçamento e corte o que for necessário.

Se possível, aplique o dinheiro da rescisão ou use para antecipar o pagamento de dividas. Deixe a poupança para uma real emergência. 

julho 23, 2012

Férias de julho o que fazer com as crianças


Sair de férias é ótimo para as crianças, mas pode custar caro para os pais. A conta é simples, elas passam mais tempo em casa, consomem mais alimentos, água, energia, se machucam e dão muito trabalho. As crianças saem de férias, os pais trabalham dobrado para dar conta da galerinha.

Deixar as crianças o tempo todo em casa pode não ser uma boa opção. Para resolver esse impasse, listamos algumas dicas de atividades ao ar livre, de baixo custo, que vão fazer as crianças se exercitar e continuar aprendendo mesmo longe da escola.


Redescobrindo o seu bairro. Reúna amigos do seu filho e leve-os para um passeio com o objetivo de explorar o bairro onde mora. Vocês podem visitar, parques, igrejas, fábricas e o que mais tiver de atrativo nele.

Brincar de pipa. Pipa ou papagaio não é apenas uma brincadeira para meninos. Levar as crianças para comprar papel, varetas, rabiola para depois produzirem a sua própria pipa é uma aventura em tanto. Essa brincadeira fica melhor ainda, se você levar as crianças para um parque aberto, longe de instalações elétricas, e promover um torneio entre elas.


Passear de bicicleta, patins ou skate. Esses brinquedos nunca saem de moda. Que tal levar as crianças para um parque ou campo de futebol aberto e organizar uma corrida de obstáculos? Com certeza elas vão aprovar.

Mas se você não teve a oportunidade de tirar férias no mesmo período que seu filho, não desanime. Reúna-se com outros pais do seu condomínio e contratem um recreador infantil para dar conta da galera. Uma contratação coletiva, com certeza, vai custar muito pouco. Seu filho e seu bolso vão amar a idéia.

Essas dicas podem substituir aquele passeio no shopping que dá direito a refeição que inclui hambúrguer, batatas fritas e refrigerante. Ofereça entre uma atividade e outra um cardápio diferenciado com saladas, fibras, sucos naturais, gelatinas, legumes e verduras. 

julho 17, 2012

Organize você mesmo a sua festa infantil e fique em dia com o seu orçamento


Organizar uma festa infantil é muito mais complicado do que parece. Principalmente quando o orçamento está curto e não conseguimos imaginar uma festa simples que agrade a todos.

Uma festa organizada em casa pode ter a maioria dos recursos e serviços oferecidos em espaço para festas (Buffet) só que, por outro lado, com um custo bem menor. Listamos algumas dicas para você organizar uma festa infantil com muita qualidade.

O primeiro passo, o mais importante, é a organização do seu orçamento. Você deve ter uma meta de quanto pode gastar. É muito importante respeitá-la.

O segundo passo é a definição do local (em casa, na garagem, salão de festas etc), relação e  número de convidados, e finalmente a escolha do tema.

Feito tudo isso você pode partir para a terceira etapa. Agora que você já sabe o quanto pode gastar e para quantas pessoas vai oferecer a festa, as coisas começam a ficar mais simples.

Faça uma pesquisa de preço de kits para festa. Hoje na internet é muito fácil encontrar serviços que oferecem bolo decorado, salgados, doces e bebidas, tudo acoplado. Escolha a quantidade de acordo com a orientação do vendedor. Não exagere! Alguns locais abrem suas portas para degustação. Isso é importante, pois o sabor e qualidade dos alimentos influenciam muito na decisão.

Chegou a hora de comprar os descartáveis (prato, copo, guardanapo e toalhas), os doces para as sacolinhas, bexigas, velas e a decoração que pode ser de isopor, cartonada, e.v.a ou algum material gráfico como banner.

Para decorar a sua festa, peça ajuda a colegas criativos. No dia da festa, a ajuda de familiares e amigos também é bem vinda na hora de servir os petiscos.

Se possível, é importante começar a planejar a festa com pelo menos 6 meses antes. Isso inclui guardar o dinheiro também. Assim é possível ir comprando todo o material aos poucos, para não deixar para fazer as compras em um único dia. Desta forma você pode aproveitar as promoções do varejo e economizar ainda mais o seu orçamento.

julho 02, 2012

Notebook, tablet e celular são desejos de consumo dos brasileiros em 2012


Os brasileiros pretendem adquirir principalmente notebooks, celulares e tablets até o final de 2012, afirma pesquisa encomendada pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) em conjunto com o Instituto Data Popular.
A pesquisa intitulada "Desejos de Consumo do Brasileiro em 2012" - mostra que os três produtos mais desejados pelos brasileiros em 2012 são respectivamente: celular (37 milhões de pessoas), notebook (32,4 milhões) e tablet (25,6 milhões).
De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados preferem parcelar as aquisições de notebooks e tablets. Quanto à compra de celulares, a preferência é pelo pagamento à vista.