agosto 26, 2014

Intenção de obter crédito cresce 5,9%

O interesse do consumidor em contratar linhas de crédito avançou de 5,9% em agosto ante julho, para 24,6 pontos. Os dados são da Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Na comparação entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2013, houve queda de 12,4%.


Em nota, a entidade explicou que o resultado positivo pode ser explicado pelo aumento na demanda por crédito, principalmente para a complementação do orçamento familiar.



O destaque da pesquisa em agosto foi o Índice de Segurança de Crédito, que mostra a porcentagem dos entrevistados que fazem aplicação financeira. Nesse item a elevação foi de 10,7%, passando de 83,7 pontos para 92,7 pontos em agosto. 

agosto 06, 2014

Número de famílias com dívidas recua em 12 meses

O número de famílias endividadas recuou em julho, em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Segundo o levantamento, a proporção foi de 50,1% no mês passado, em comparação a 57% em julho de 2013, uma queda de 6,9 pontos percentuais.

A Fecomércio considera que o motivo principal pode ser a cautela dos consumidores diante do cenário de incertezas que predomina desde o fim do ano passado.
O levantamento mostrou também que 49% das famílias com dívidas têm entre 11% e metade da renda mensal comprometida.

As faturas de cartão de crédito são o principal meio para contratação de dívidas no país (69,2%). Em seguida aparecem os financiamentos de veículos (19,7%), os carnês (15,4%), as linhas de crédito pessoal (12,9%) e os financiamentos imobiliários (12,2%). O cheque especial (7,1%) e o crédito consignado (4,5%) completam a lista.