julho 23, 2014

Nível de endividamento das famílias recua 2,2 pontos em julho

O nível de endividamento das famílias brasileiras caiu 2,2 pontos percentuais em julho deste ano na comparação com julho de 2013, recuando de 65,2% para 63%. Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).


O levantamento mostrou também que o percentual das famílias com dívidas ou contas em atraso recuou 3,5 pontos percentuais (de 18,9% para 22,4%) de julho do ano passado para julho de 2014. Os dados da CNC mostram que de junho a julho deste ano o número de famílias endividadas cresceu 0,5 ponto percentual, passando de 62,5% para 63%.

julho 16, 2014

Cresce fatia de usados nas vendas financiadas de veículos

As vendas financiadas de veículos usados representaram 24,1% do total em junho, percentual superior aos 23,6% de maio. Os dados foram levantados pela Cetip, que mostraram também: a participação do crédito na venda de veículos novos foi de 59,7% em junho. Esse percentual tinha sido de 61,9% em maio.

A Cetip registra garantias atreladas ao crédito de veículos e também oferece o sistema chamado Sircof, que abre a possibilidade de registrar outros dados do contrato, como prazos e taxas. Em junho, o total de contratos incluídos no Sircof teve uma queda de apenas 1,62% na comparação com o mesmo período do ano passado.

julho 14, 2014

Especialistas garantem: esse é o momento para comprar um carro

O consumidor atento deve aproveitar o cenário atual para comprar seu carro. A constatação é de especialistas do setor automobilístico, que lembram: a oportunidade é agora, já que os estoques de veículos nas montadoras deve se reduzir nos próximos meses.

Quem acompanha o mercado lembra que os fabricantes estão oferecendo condições de compra favoráveis ao consumidor, com maiores prazos de financiamento, além de fazer promoções, como o IPVA grátis. Os especialistas alertam, no entanto, que esse cenário não se manterá, principalmente pela queda dos estoques.

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, garante que este é o momento certo para a compra de veículos: “Não tenho dúvidas quanto a isso, até porque estamos prevendo um crescimento superior a 14% das vendas no segundo semestre, em comparação aos primeiros seis meses”.

julho 03, 2014

Financiamento de veículos supera 532 mil unidades em maio

Os financiamentos de veículos novos e usados somaram 532.702 unidades em maio, entre automóveis leves, motocicletas e pesados, uma alta 3% em relação a abril.  Os dados são da Cetip,  que mostrou também que as concessões de crédito somaram R$ 14,3 bilhões em maio, volume 5% superior ao de abril. Do total financiado, 272.210 foram de veículos novos e 260.492 usados, comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e autofinanciamento (consórcio).
A Fiat liderou o número de financiamento de automóveis leves em maio, com a venda de 86.380 unidades novas e usadas. No acumulado deste ano, foram financiados 435.073 carros da marca, uma participação 21,9%. A General Motors foi a segunda colocada no ranking da Cetip, com 83.870 unidades financiadas em maio, seguida pela Volkswagen, com 82.690 carros.

Confiança do consumidor aumentou em junho

A confiança do consumidor aumentou em junho, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Getulio Vargas. A alta foi de 1%, para 103,8 pontos.  

A melhora foi maior na expectativa dos consumidores em relação à situação atual, que subiu 2,2% na passagem de maio para junho, alcançando 109,6 pontos. A previsão em relação ao futuro teve elevação menor (0,1%), para 100,7 pontos.

Os subitens referentes à situação atual mostraram,  no levantamento da FGV, o grau de satisfação com a situação financeira da família aumentou 2%. Os consumidores também estão menos preocupados em relação ao orçamento doméstico para os próximos meses: o otimismo em relação à situação financeira subiu 1,9%, para 127,1 pontos.