junho 27, 2012

Evite o desperdício de alimentos e contribua para o desenvolvimento do Pais



Na semana passada o Brasil sediou um dos maiores eventos econômico global, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O encontro reuniu representantes de dos 193 Estados membros da ONU.
Com o tema de campanha  “O Futuro que Queremos”, a Rio+20, discutiu o futuro do lixo descartado no mundo e propostas dos Estados de melhorias sustentáveis para o ambiente. Uma das propostas apresentadas pelo Brasil foi “Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome”, através da campanha “Brasil Sem Miséria”.
O Brasil está fazendo a parte dele, com campanhas que prevê a inclusão social dos mais de 16 milhões de Brasileiros que ainda vivem em situação de extrema pobreza, levando educação, agua potável e alimentação para todos.
O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente? Dados dos IBGE chamam a atenção para as toneladas de alimentos que são desperdiçadas no Brasil. Enquanto na outra ponta, muitos brasileiros vivem em condição de insegurança alimentar.  De acordo com o Instituto, 64% de tudo o que é plantado aqui acaba indo para o lixo.
Para mudar essa realidade sugerimos algumas dicas para uma melhor utilização dos alimentos de forma a acabar com o desperdício e economizar no orçamento doméstico.

Faça uma lista
Planeje suas compras para não colocar no carrinho mais que o necessário. Isso vale principalmente para produtos frescos como verduras e frutas, que estragam com mais facilidade. Para ajudar, anote no papel o que você ainda tem em casa e o que precisa comprar.

Olhe a data
Confira a data de validade dos alimentos e certifique-se de que você irá consumir o produto antes do vencimento.

Selecione o que vai comer
Aprenda a controlar o “olho maior que a barriga”. Em restaurantes tipo buffet, avalie o cardápio antes de colocar a comida no prato. Em casa, prefira fazer um prato menor (mesmo que repita), ao invés de enchê-lo sem a certeza de que vai chegar até o final.

Cozinhe sob medida
 Ao congelar, divida alimentos como carnes em porções individuais, em especial se você mora sozinho ou com poucas pessoas. A tática é boa para evitar que você coloque na panela mais do que vai para o prato.

Compartilhe a prática com outras pessoas
Converse com pessoas próximas a você, em especial crianças; mostre a elas o quando é importante usar a consciência na hora de se alimentar.

Reaproveite alimentos
Use a criatividade e faça novas receitas com o que você acha que não serve pra nada. Sobras podem virar sopas, frutas maduras se transformam em geleias e mais uma infinidade de coisas. O Conselho Regional de Nutricionistas SP/MS disponibiliza em seu site receitas diferentes com o que normalmente vai para o lixo. Que tal um crepe de folhas de couve-flor ou bolinhos de talos e cascas?


Fonte: Revista Super Interessante

junho 26, 2012

Notebook, tablet e celular são desejos de consumo dos brasileiros em 2012


Os brasileiros pretendem adquirir principalmente notebooks, celulares e tablets até o final de 2012, afirma pesquisa encomendada pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) em conjunto com o Instituto Data Popular.

A pesquisa intitulada "Desejos de Consumo do Brasileiro em 2012" - mostra que os três produtos mais desejados pelos brasileiros em 2012 são respectivamente: celular (37 milhões de pessoas), notebook (32,4 milhões) e tablet (25,6 milhões).
De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados preferem parcelar as aquisições de notebooks e tablets. Quanto à compra de celulares, a preferência é pelo pagamento à vista.


Parcelar ou pagar a vista?

Em relação aos meios de pagamentos, vale lembrar que a aquisição à vista pode proporcionar bons descontos. Já no parcelamento esta opção não aparece. Mas você não precisa abrir mão do sonho porque não pode pagar no ato. Às vezes, em casos em que o produto é muito caro, o parcelamento acaba sendo a única opção. O mais importante é controlar o seu orçamento e se planejar para realização do seu sonho. Não se esqueça de que ao optar pelo parcelamento você estará assumindo um compromisso.


junho 25, 2012

5 dicas para poupar mais dinheiro


Os meses estão passando e você ainda não conseguiu cumprir a promessa que fez no inicio do ano? Pagar as dividas, economizar e fazer a manutenção do seus investimentos pode não ser tão fácil quanto parece.

O resultado financeiro pode ser diferente se colocar em prática estes conselhos:

1. Comprar racionalmente em vez de agir por impulso e reclamar depois.

2. Listar seus objetivos e montar um plano de ações para atingi-los.

3. Nos momentos críticos, trazer para a mente a energia que sentiu em conquistas anteriores.

4. Periodicamente, retomar o planejamento e fazer ajustes.

5. Manter controles financeiros na ponta do lápis

Fonte: M de Mulher


junho 22, 2012

O que é um planejamento financeiro?


Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre a importância de planejar as suas finanças em noticias, em geral, relacionadas a endividamentos, empréstimos, estudos e outros. Mas o que seria um planejamento financeiro?
De acordo com a Serasa Experian, o planejamento financeiro pessoal significa ordenar a nossa vida financeira de tal maneira que possamos sempre ter reservas para os imprevistos da vida e sistematicamente, vagarosamente, construir um patrimônio (financeiro e imobiliário), que garanta na aposentadoria fontes de renda suficientes para termos uma vida tranquila e confortável.
Para quem quer ir mais longe ainda, no mercado existem diversos planejadores financeiros, que prestam consultorias para pessoas interessadas em fazer um plano de vida. Esses especialistas são certificados pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros – IBCPF.
Um planejador financeiro atua como um consultor, que avalia os objetivos, expectativas e as suas necessidades visando desenvolver, apresentar e executar estratégias de planejamento financeiro adequadas ao seu perfil. Com certeza essa pode ser uma solução para quem quer traçar um plano de vida, mas não é muito bem organizado. A consultoria de um planejador pode mudar a sua vida.
Mais informações podem ser adquiridas no portal www.ibcpf.org.br

junho 13, 2012

Fique linda gastando somente o necessário


Sem dúvida, a meta mais difícil para a maioria das mulheres, é entrar e sair de um shopping Center sem comprar uma peça de roupa ou um calçado. Deixar o cartão de crédito em casa então, nem se fala.
Nesse caso existem duas importantes questões que devem ser feitas:

1 – Eu preciso mesmo desse produto?

Se você viu o produto ofertado na vitrine e quer de qualquer maneira consumi-lo, não tem problema. Desde que você mantenha um controle, ou seja, somente tome esta decisão se você realmente estiver com o seu orçamento em dia.
Outra dica importante, para as mulheres que compram pelo menos um par de sapatos para combinar com a cor da nova roupa. Procure comprar um calçado que combine com diversas cores de roupas, os chamados coringas. Você vai fazer um bem enorme para o seu orçamento.
Se você tem poucas roupas, e se incomoda com fato de ter que repeti-las, evite comprar peças de cores marcantes.

2 – Eu estou preparada para bancar mais esse valor na fatura do meu cartão?

Uma coisa é certa.  A conta vai chegar! Mesmo que a fatura seja desviada, e não chegue em sua caixa de correspondência, a conta vai continuar existindo. Não adianta se lamentar depois. Não se esqueça de que para manter o orçamento em dia, as prioridades são controlar os gastos e pagar sempre o valor total da fatura, para não cair nos juros.

junho 06, 2012

Dia dos namorados econômico e criativo


O Dia dos Namorados é uma data comemorativa em que se celebra a união amorosa dos casais. Também conhecido como dia de São Valetim, ele vem ao longo dos anos se tornando uma data comercial. Muito antigamente os casais se presenteavam apenas com cartões, com frases marcantes que simbolizavam os sentimentos. Logo, as caixas de chocolates se tornaram complemento para os cartões. Hoje em dia, no mês de junho, inúmeras opções de presentes, de variados preços, roubam a atenção dos consumidores nas vitrines.  Presentes criativos e homenagens simples, de baixo custo, podem ser mais agradáveis e tornar o Dia dos Namorados inesquecível.
E porque não ressuscitar o antigo hábito, e confeccionar o seu próprio cartão? Essa forma de homenagem funciona muito bem com os casais que já estão juntos há bastante tempo, que já utilizou todas as opções obvias de presentes durante a vida a dois (roupa, flor, jantar, perfume, celulares, relógio, carteira, bolsa etc)
Outros tipos de presentes mais tradicionais com um toque de criatividade também são uteis para os casais mais modernos. Um jantar, por exemplo. Mas não é qualquer jantar. Hoje, os cubes de descontos, dão aquela forcinha para quem quer agradar gastando pouco. A grande maioria oferece diversos produtos do segmento culinário, como jantares temáticos: mediterrâneo, oriental, afrodisíaco, asiático, nordestino etc. Você pode proporcionar um jantar em um restaurante temático para o seu par gastando muito pouco, os descontos podem chegar ate 50%, dependendo da oferta. Com certeza você vai deixar alguém muito contente com essa experiência.

junho 04, 2012

Aproveite o feriado e não comprometa seu orçamento


No próximo dia 07 de junho, no Brasil comemora-se mais uma festa cristã, o Corpus Christi. Celebrado pelos católicos, o Corpus Christi é comemorado 60 dias após a Páscoa. O evento é marcado por procissões e os famosos tapetes coloridos de serragem, expostos em cidades tradicionais.
Para quem não é católico e quer aproveitar o feriado para viajar e sair da rotina, o blog Finanças na Balança preparou algumas dicas para economizar na viagem.
- Pesquisar sobre o seu destino é muito importante. Geralmente, nos feriados prolongados os pacotes para cidades muito visitadas ficam mais caros. Se esse for o seu caso, opte por um local mais barato, ou adie o seu desejo para um período de baixa temporada.
- Se você já tem o destino certo e não vai ter despesas com passagem e hospedagem, fique atento aos gastos locais. Almoçar e jantar fora todos os dias pode encarecer muito a sua viagem. Se você tiver a opção de fazer refeições mais baratas no local em que está hospedado, é melhor. Se não for esse o seu caso, você pode comprar refeições em promoção na internet, nos chamados clubes de descontos.
- Alertar sobre o uso consciente do cartão de crédito nunca é demais. Evite descarregar todas as suas despesas com a viagem no seu cartão. Lembre-se que no mês seguinte a conta vai chegar.


Bom feriado!