outubro 31, 2011

O desafio de se educar um jovem financeiramente

Para as crianças e os jovens de hoje em alguns aspectos as coisas são bem diferentes de seus pais.
Nos tempos atuais a  velocidade é a maior característica dos jovens, pois são capazes de aprender  muitas coisas em um espaço curto de tempo e não têm muita paciência para projetos de longo prazo. Por essa razão eles querem conquistar a sua independência mais cedo e estão desligados totalmente da ideia de casamento e filhos.
Na cabeça de um jovem com idade entre 11 e 16 anos o objetivo principal é terminar os estudos, completar 18 anos, tirar habilitação, entrar para faculdade e prosperar no mercado de trabalho. Mas, sabemos que cumprir esse programa não é tão simples.
 Pai, você como responsável por acompanhar o seu filho na sua trajetória de vida, têm muito mais informação e capacidade de compreendê-lo e ser, assim, um aliado e até facilitador na sua missão de construir um futuro sólido, orientando-o sobre os desafios que podem surgir no meio do caminho.
O mercado de trabalho atual, por exemplo, é muito mais concorrido e exige mais do profissional. Condições que no passado eram consideradas limite hoje são usuais (trabalhar até muito tarde todos os dias, trabalhar nos finais de semana, passar muito tempo viajando, estudar e trabalhar ao mesmo tempo). O seu filho tem que estar preparado para isso.
Além do preparo psicológico é preciso educa-lo financeiramente. Cabe aos pais conceituar os objetivos da família além de orientá-los sobre os seus valores e interesses pessoais, apontado os meios de alcançá-los e administrar corretamente a sua herança. Deixando claro que a herança, no caso do jovem, é a remuneração que ele vai conseguir através do seu empenho e conhecimento.
Um jovem educado financeiramente tem mais chances de conquistar os seus objetivos financeiros. É na adolescência que eles costumam gastar mais, com vestuários para acompanhar as tendências da moda, cartão de crédito que são aceitos em cinemas, lanchonetes, casas de shows e etc.
Quando educados financeiramente eles economizam e investem o dinheiro pensando no futuro. Iniciam no mercado de trabalho sabendo, por exemplo, sobre a importância de se ter um bom plano de aposentadoria.
Seja um companheiro para o seu filho (a) exercendo o papel de pai, mãe, orientador e consultor financeiro.


Reduza os preços dos seus medicamentos



Você sabia que alguns medicamentos podem apresentar quase 200% de variação do seu valor de estabelecimento para estabelecimento? Se você sente que o seu bolso é agredido todos os meses ao comprar medicamentos, fique atento. É possível reduzir também a conta da farmácia.
Não se esqueça de que os medicamentos também fazem parte do seu orçamento doméstico (água, luz, telefone, alimentos), por isso é preciso pesquisar bem antes de comprar. Existem hoje, diversas farmácias e drogarias que possuem serviço de venda de medicamentos pela internet. Além de obter descontos de até 70%, você ainda tem o conforto de poder comprar e receber em casa. Sem ter que se preocupar em sair, enfrentar trânsito e filas.
Mas atenções, alguns medicamentos, dependendo da sua classificação, precisam ser comprados diretamente no balcão das farmácias e drogarias. Esses são os medicamentos controlados de venda restrita a receitas e documentos originais do paciente.
Há ainda outras opções para reduzir a despesas com medicamentos e fazer render os créditos do seu orçamento domestico. Muitas pessoas ainda questionam a credibilidade dos medicamentos genéricos, mas isso, não é necessário. Os genéricos são mais baratos porque são fabricados pelos laboratórios ao termino do período de proteção da patente do laboratório responsável por sua formula original. São cópias testadas pela Anvisa.
Uma curiosidade interessante, que altera o preço do produto final é que os genéricos não possuem marca. Eles são tratados pelo nome do seu principio ativo. Por exemplo, a Novalgina é conhecida em sua formula como Dipirona Sódica.
Para quem tem um valor de renda mais baixo e não pode se comprometer com a compra dos seus medicamentos a solução pode estar em pontos estratégicos planejados pelo Governo do seu estado. No Estado de São Paulo, por exemplo, é possível encontrar em alguns pontos como hospitais, prontos socorros, estações do Metrô, CPTM e postos de saúde os quiosques do programa Farmácia Dose Certa. Nestes pontos os medicamentos conhecidos como populares, analgésicos, antitérmicos, antibióticos e medicamentos controladores de hipertensão são distribuídos gratuitamente desde que o paciente apresente receita assinada e carimbada pelo medico responsável.
Essas são algumas opções para reduzir os custos dos medicamentos e aumentar o seu orçamento domestico. Faça uma pesquisa detalhada e obtenha descontos a partir dela.

outubro 27, 2011

13º salário: investir ou antecipar o pagamento de dívidas?

Faltam menos de 90 dias para o final do ano e é chegada a hora de planejar o pagamento das contas, compras e viagens. Não há como esconder a expectativa em torno do dinheiro extra que recebemos nessa época. Mas qual é a decisão certa a ser tomada em relação ao extra que entra no final do ano? Investir ou antecipar as dívidas?
Algumas instituições já estão disponibilizando linhas de crédito como adiantamento do 13º salário, para os consumidores que pretendem antecipar o pagamento de suas dívidas e fechar o ano com saldo positivo.
Para você que está endividado, essa pode ser uma boa alternativa. A antecipação da dívida é um excelente negócio, pois, conforme assegura a lei, é possível obter descontos, amortizando os juros de parcelas futuras.
Antes de qualquer coisa, é preciso avaliar a sua situação financeira e planejar a melhor forma de utilizar essa reserva. Lance todas as dívidas em uma planilha do Excel, cruze o valor extra com o saldo devedor e as taxas de juros para saber o quanto você terá de descontos se antecipar as parcelas do financiamento, cheque especial, cartão de crédito ou cartão de loja. A partir dos resultados, você poderá decidir se vale a pena investir esse dinheiro, pagar parcialmente ou totalmente as dívidas, amenizando parte das suas pendências.
Dificilmente os juros dos empréstimos, cheque especial ou cartões serão inferiores ao rendimento de uma aplicação. Por isso, na maioria das vezes, o mais vantajoso é amortizar o saldo devedor. É muito importante manter um equilíbrio entre os ganhos e os gastos, reduzindo as despesas do orçamento doméstico e fazendo o dinheiro render.

outubro 17, 2011

Financiar a casa própria ou alugar e guardar dinheiro?

Se você está pensando em sair da casa dos seus pais em busca de maior privacidade e conforto, deve estar se perguntando qual a melhor opção: ir para o aluguel e juntar uma boa quantia para dar como entrada na casa própria ou buscar um financiamento?

As duas opções são boas desde que estejam de acordo com o seu perfil financeiro. Por isso é preciso avaliar e considerar mudanças futuras no seu estilo de vida. Simule todas as possibilidades. Estude bem os valores do aluguel, da parcela do financiamento e a sua renda.

Financiamento é uma boa saída quando se tem  estabilidade financeira. Ao entrar num financiamento você assume um compromisso que se estende por um longo tempo, conforme o número de parcelas a pagar.

Após honrar o seu compromisso você poderá desfrutar da  sensação de ter um dinheirinho extra no final do mês.

O aluguel também pode ser vantajoso de acordo com o seu estilo de vida. Hoje é muito comum as empresas oferecem promoções, um bônus no salário, novo cargo e até mesmo a possibilidade de trabalhar fora de sua cidade. Se você estiver vendo essas possibilidades na empresa em que trabalha o aluguel se torna viável.

Você ainda pode escolher um imóvel menor para residir, pagando um valor mensal mais baixo.  A diferença pode ser aplicada em um investimento que lhe dê um bom rendimento.  Assim, quando atingir os seus objetivos profissionais, você pode financiar um imóvel, dando como entrada o montante investido, fazendo com que diminuam as prestações e também o tempo do financiamento.

Portanto, o financiamento e o aluguel são úteis para quem não tem dívidas caras. O financiamento é a melhor opção,  se você já estiver profissionalmente bem estruturado, se já traçou planos para o futuro, como casar e ter filhos. No Brasil, os juros do financiamento imobiliário ainda são relativamente baixos.

Agora, se você é independente, pretende adquirir um patrimônio no longo prazo, mas está no início da carreira e vê possibilidades de mudanças de emprego, cargo ou cidade, a solução pode ser o aluguel. O tempo do contrato é menor e, ao seu término, você ainda pode mudar de localização, se não estiver satisfeito com o bairro que escolheu.

Mas o mais importante é avaliar com calma e tranquilidade o seu perfil financeiro antes de escolher uma dessas opções. O seu futuro está em jogo.

outubro 10, 2011

Meu cartão foi clonado. E agora?

É cada vez mais recorrente os casos de consumidores vitimas das quadrilhas especializadas em clonagem de cartões de crédito. Saiba aqui o que fazer nesta situação e como utilizar melhor o seu cartão.

É comum algumas pessoas pagarem a fatura primeiro e identificar o erro depois. 
Se você recebeu a fatura do seu cartão e verificou que ela aponta compras que não foram efetuadas por você, comunique imediatamente a administradora do seu cartão e peça uma verificação para constatar a procedência das compras. Se confirmada a clonagem, solicite o estorno das compras indevidas, faça um boletim de ocorrência para registrar o fato e anote todos os dados que a administradora fornecer, como o número de protocolo, horário e as orientações fornecidas pela operadora. Se o seu cartão tiver um vinculo com uma conta bancária, consulte o seu gerente ou mantenha ele informado dos fatos.

Se esse não é o seu caso, alguns cuidados ajudam evitar este tipo de dor de cabeça. 

- Não assine o verso do seu cartão
- Cuidado ao expor seus dados pessoais na internet, computadores, em pesquisas ou fichas de cadastros.
- Proteja o código de segurança registrado no verso do cartão. Se possível, anote, guarde e apague o número do verso. Este número é solicitado em compras pela internet.
- Utilize sempre o cartão com chip. É mais seguro contra clonagem.

É dever da operadora investigar e solucionar o seu caso. Isso inclui o ressarcimento dos valores cobrados pelas compras indevidas. Esse direito é protegido por lei.

Atenção na hora das compras e na fatura!

outubro 07, 2011

Entretenimento como opção para do Dia da Criança

O Dia da Criança é um das datas preferidas dos lojistas. Afinal é quando os consumidores mais injetam dinheiro no comercio.

Há diversas opções para agradar os pequenos no Dia da Criança. Brinquedos, eletroeletrônicos, celulares e computadores estão entre os mais cotados. Mas além de agradar é preciso saber comprar. Não se esqueça de que você vai pagar a conta no final. Encare da seguinte forma, o mercado inicia uma batalha pela concorrência de um lado e do outro tem a emoção de agradar o seu filho neste dia especial. O que você faz?

Se o seu filho escolheu um presente muito caro, que está quase fora do seu alcance. Pare e pense. Antes de resgatar a reserva investida na poupança ou usar o cartão de crédito, analise bem as suas condições financeiras, faça um pesquisa de preços em lojas atacadistas e na internet e converse com o seu filho sobre a importância deste dia. Considere que daqui há dois meses comemora-se o Natal e certamente o seu filho vai pedir um novo presente. Você pode negociar com ele.

Uma boa opção é o entretenimento. Ele pode custar mais barato, dependendo da programação, e pode marcar positivamente as lembranças do seu filho por muito tempo. É bastante comum parques de diversões, parques temáticos, cia de teatro, circos e cinema promoverem uma programação especial com excelentes descontos. Além de garantir diversão para o seu filho em um ambiente livre e de entretenimento vocês poderão desfrutar juntos momentos de felicidade e lazer em família.